Lei Seca

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A Lei Seca tem como objetivo promover a segurança no trânsito e reduzir os acidentes causados pela combinação de álcool e direção.

Para garantir a efetividade dessa legislação, as fiscalizações acontecem em todo o território nacional.

Neste texto, vamos mostrar as principais consequências da Lei Seca, que além de multa e apreensão do veículo, pode gerar processos na esfera jurídica ao infrator.


Multas e penalidades:

Se o condutor parar em uma blitz da Lei Seca e constatar a presença de álcool no organismo, o motorista está sujeito a multas e penalidades rigorosas.

Além da multa de quase 3.000 reais, o infrator terá sua carteira de habilitação cassada.

Se o carro for de outra pessoa, o dono do veículo também responderá pelo ato.

 

 

Retenção do veículo:

A Lei Seca prevê a possibilidade de retenção do veículo caso o condutor seja flagrado dirigindo sob efeito de álcool.

O automóvel é levado ao pátio e só será liberado após o cumprimento de todas as obrigações legais e o pagamento das taxas referentes à apreensão e estadia do veículo.

 

Prejuízos financeiros:

Além da multa de quase 3.000 reais e das despesas relacionadas à apreensão do veículo, ser parado pela Lei Seca pode acarretar em prejuízos financeiros consideráveis.

O motorista só terá responsabilidade se for constatado que entregou o veículo para pessoa inapta. E terá que arcar com custos de advogados para responder o processo judicial, taxas para reaver a CNH, além de participar de cursos de reciclagem e programas de reabilitação.

 Art. 166. Confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa que, mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança:

Infração – gravíssima;
Penalidade – multa.

 

Consequências sociais e profissionais:

A Lei Seca também pode trazer consequências negativas em diferentes esferas da vida do condutor.

No aspecto social, a pessoa pode enfrentar o constrangimento e o estigma de ter cometido uma infração grave.

A reputação profissional também pode ficar em cheque, uma vez que a infração fica registrada na documentação do condutor, influenciando em processos seletivos de emprego e ascensão na carreira.

 

Riscos à segurança:

É importante ressaltar que as consequências da Lei Seca vão além das penalidades e prejuízos financeiros.

A combinação de álcool e direção aumenta significativamente os riscos de acidentes, tanto para o condutor quanto para terceiros.

Acidentes graves podem resultar em lesões sérias ou até mesmo em fatalidades, trazendo consequências para todos os envolvidos.

 

Conte com a equipe da GWA Consultoria

A GWA Consultoria está comprometida com as regras de trânsito, assim como com a educação e a boa conduta dos motoristas.

Ao ingerir bebida alcoólica, não dirija. Infrigir a Lei Seca, coloca a sua vida e a vida de outras pessoas em risco, podendo causar acidentes e outras fatalidades.

Nosso objetivo é conscientizar a todos os condutores, promovendo a  boa convivência no trânsito, preservando a vida de todos.

A sua segurança é importante, e as boas práticas fazem toda a diferença para um trânsito melhor.

Para resolver sua questão, entre em contato conosco pelo WhatsApp e siga a GWA Consultoria nas redes sociais.

GWA, a melhor amiga do condutor